Introdução
Material necessário
Passo a passo
Conclusão

Introdução

O chip ESP8266, está conquistando cada vez mais um espaço no mundo maker, pois este pode ser facilmente programado pela IDE do Arduino, logo você não precisa aprender uma nova linguagem para se aventurar com este chip, o que é mais legal tem WIFI.

No mercado existem diversos módulos, com a quantidade de pinos variável, mas na verdade é o mesmo ESP8266, o que também pode mudar é a quantidade de memória flash, essa é usada para guardar o firmware, o interessante é que essa memória é externa ao chip, diferentemente do Atmega328p, usado no Arduino UNO, que possui memória de programa interna, por exemplo.

Comecei a brincar com o ESP8266, a placa que eu tenho no momento é a versão 1 ou ESP-01, o problema é conectar o módulo na protoboard, também é possível utilizar alguns fios, mas não achei legal, a melhor forma para fazer isso seria construir uma pequena placa para adaptar o encaixe do conector na protoboard.

Nesse post vou mostrar como utilizar o módulo ESP-01, diretamente na protoboard, esse método é somente para teste, caso queira utilizar vários módulos, recomento desenvolver uma placa.

Material necessário

  • Um Alicate bico fino;
  • Uma chave de fenda pequena;
  • Fios ou jumpers com as pontas macho-macho;
  • Um pouco de paciência.

Passo a passo

Preparando o conector

Como sabemos o módulo ESP-01 possui um conector macho, 3×3 pinos, isso não é bom para utilizar na protoboard, pois os pinos ficariam em curto circuito, impossibilitando utilizar a placa. Vou mostrar como encaixar

  1. Observando o conector do ESP-01, pode-se notar que existe um pequeno espaçador de plastico, isso deverá ser removido;
  2. De posse de uma pequena chave de fenda e com muito cuidado para não cortar as trilhas, posicione a ponta da chave entre a placa e o espaçador;
  3. Tente fazer uma alavanca para levantar o plastico, realize esse passo aos poucos e de cada lado ;
  4. Levante um pouco, o suficiente para a ponta do alicate pegar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Com a ajuda de um alicate, posicione uma das pontas por baixo do espaçador de plastico e a outra apoiando nos pinos do conector.
  2. Com pouca força aperte o alicate, tente deslizar o espaçador para as pontas dos pinos, não deixe desnivelar ou ficar torto, pois assim não sairá.
  3. Quando estiver quase saindo, puxe o espaçador com o alicate.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Com os pinos livres, podemos entorta-los, na forma de V, não pode ser em demasia, pois corre o risco de quebra-los, caso quebre, somente usando o ferro de solda para corrigir, é o que estamos evitando.
  2. Experimente na protoboard, mas SEM encaixar, verifique se o pinos estão próximos dos furos.
  3. Esse é o passo MAIS IMPORTANTE, com o alicate tente fazer uma pequena curva, para o lado de dentro dos pinos ou de forma a deixa-los um pouco reto, faça com cuidado e paciência.
  4. Depois de entornar novamente os pinos eles devem ficar com um novo aspecto, bem inclinado perto do módulo e pouco inclinado quase reto, no restante do pino.
  5. Faça alguns testes, caso precise entorte mais um pouco até conseguir encaixar na protoboard.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Realizando as ligações

Concluído a etapa de preparar o conector, precisamos disponibilizar os pinos que ficaram por baixo do módulo, isso é muito simples de resolver, vou mostrar com fazer:

  1. Determine o local onde a placa irá ficar, de preferência nas bordas da protoboard;
  2. Com o uso de pequenos fio, de preferencia rígido, facilmente encontrado em cabo de rede ou Cabo Ethernet, corte em tamanhos pequenos de aproximadamente 3 cm, desencape 1/2 cm, para poder inserir na protoboard;
  3. Depois de inserir os fios, coloque o módulo na protoboard;
  4. Confira a função de cada pino, para não errar quando for fazer testes com o Arduino ou programar o módulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão

É possível de forma barata, conectar diretamente o módulo ESP-01 na protoboard, com a ressalva de realizar o procedimento descrito, para uma pequena quantidade de placas.

Anúncios